Com certeza uma das marcas mais conhecidas da máfia mais famosa do Japão são as tatuagens que os membros desse grupo levam consigo.
Esse grupo centenário tem suas origens precisas desconhecidas no tempo, no entanto alguns historiadores acreditam que seu início se deu no século XVII. Nesse período, durante a era Tokugawa, o Japão passou por um período de grande tranqüilidade e os serviços de muitos samurais acabaram se tornando desnecessários. Alguns deles juntaram-se com apostadores e ambulantes e deram início ao grupo a máfia que hoje conta com mais de 80 mil filiados comandados por 4 famílias principais: Yamaguchi, Inagawa e Sumiyoshi.
Principais famílias
Nome | Descrição | Símbolo |
---|---|---|
Yamaguchi-gumi (六代目山口組) | Criada em 1915 é a maior família da Yakuza, tem mais de 40 mil membros e é dividida em 750 clãs. Seu Oyabun (líder) é o Kenichi Shinoda. | ![]() |
Sumiyoshi-rengo (住吉会, as vezes chamado de Sumiyoshi-kai (住吉会) | É a segunda maior família da Yakuza, com mais de dez mil membros divididos em 177 clãs. Seu Oyabun atual é o Shigeo Nishiguchi , Osomuya Tanaka. É inimiga de morte da Yamaguchi-gumi | ![]() |
Inagawa-kaï(稲川会) | É a terceira maior família da Yakuza, tem mais de 7 mil membros e é dividida em 177 clãs. Seu Oyabun atual é o Kakuji Inagawa. Foi a primeira Yakuza a operar fora e dentro do Japão | ![]() |
Towa Yuai Jigyo Kumiai (東亜友愛事業組合), as vezes chamada de Towa-kai (東亜会) | É a quarta maior família da Yakuza, tem mais de mil membros e é dividida em 6 clãs. Seu Oyabun atual é o Satoru Nomura. Foi a primeira Yakuza japonesa a ser criada na Coréia. |
As tatuagens estampadas nos membros da Yakuza são sinais de fidelidade e afirmação. A tatuagem no Japãp possuí um estigma muito grande pois durante muito tempo foram dadas as criminosos como um crachá de seus crimes, símbolos tatuados na testa e em outras partes do corpo, mais comunmente para cada crime se tatuava um anel negro do braço do criminoso, muitos dizem que aí reside o início da tradição das tatuagens nos membros da Yakuza.
![]() |
Os filiados não possuem um só símbolo ou uma só tatuagem, tatuam o corpo inteiro e poucas partes são poupadas, o desenho se torna uma verdadeira armadura carregada de simbolismos.
Para se ter uma tatuagem do tipo armadura não é nada fácil, primeiro porque para se cobrir quase todo o corpo pode custar até 100 mil dólares e levar até dois anos, além disso o processo é muito doloroso pois verdadeiros artistas tatuadores do Japão não utilizam máquinas elétricas, eles continuam a praticar a forma antiga de Tabori, conjuntos de agulhas são conectados a um cabo de madeira ou metal. Essa técnica requer muitos anos de habilidade e prática para ser capaz de criar as cores sutis e sombras de uma tatuagem que o tatuador moderno não pode recriar.


Nos animais temos temas que misturam seres naturais e mitológicos como a tatuagem de uma carpa se transformando em um dragão recompensa por de ter conseguido subir as Cataratas Longmen. Nela começam a crescer um chifre em sua cabeça e espigões em torno de seu rosto, as barbatanas são eretas para captar a força do seu corpo de ouro e brilhantes.
A carpa (Koi) é o peixe rei dos rios e geralmente são representadas de três formas:
* Higoi (carpa vermelha);
A tatuagem de uma carpa vermelha nadando na água, com bolhas saindo de sua boca.
* Magoi (carpa negra);
A tatuagem de uma carpa negra saltando para fora da água.
* Nishikigoi (carpa multicolorida);
Outro animal mitológico que temos é Nekomata um ser enigmático, um monstro, além da compreensão humana. Ele foi originalmente um gato comum, mas com o passar do tempo ele ganhou força sobrenatural, tornando-se um monstro horrendo parecido com um gato, sua pele é brilhante e é capaz de se disfarçar como ser huamano estuprando mulheres e trazendo problemas de saúde para as pessoas.

Para representar a "Grande Natureza" e sua capacidade de reprodução especialmente com referências ao feminino temos o Coelho (Usagi).
Não podemos esquecer aqui do Falcão (Taka), aves carnívoras que mesmo estando com muita fome não se sujeitam tão facilmente a comer grãos, simbolizam o caráter de um indivíduo difícil de subornar.
Entre os animais tatuados tem também a Hebi (Cobra) criaturas tenazes e odiadas por muitas pessoas, no entanto, as cobras são consideradas como mensageiras de deuses que são adorados e estimados, concebidas para viver muito tempo e sempre crescendo, trocando de pela continuamente, na mitologia quando ganham tamanho significativo tornam-se 'Orochi' e são capazes de controlar a natureza.